O que queremos dizer com felicidade corporativa? Oferecer um bom salário? Um plano de carreira? Para alguns profissionais especialistas, vai muito além disso.De acordo com a Gallup, apenas 27% dos brasileiros estão engajados no trabalho; Já a Deloitte diz que 33 milhões sofrem com o Burnout ou “Síndrome do Esgotamento Profissional”. Este cenário se torna ainda mais desafiador em cenários de crises econômicas ou no caso da pandemia da COVID-19, onde os trabalhadores temem perder seus empregos e renda.
Nesses casos, as empresas precisam mais do que nunca valorizar seu ativo mais precioso: a equipe. Quando a felicidade corporativa é instalada na organização, o colaborador é mais criativo, leal e produtivo.
O que é a felicidade corporativa?
Segundo Renata Rivetti, diretora da Recconect | Happiness at Work, a felicidade corporativa é alcançada por meio de alguns desafios a serem cumpridos no ambiente organizacional. Vai além de satisfações momentâneas, é uma cultura a ser estabelecida na empresa. É importante que se crie um plano de ação certificando os objetivos e o que se pode fazer para transformar atitudes básicas para algo que tenha mais significado.Por exemplo, além de oferecer vale-refeição, proporcionar um bate papo com nutricionistas ou um buffet em um dia especial.
Outro detalhe a ser reforçado pela cultura da felicidade corporativa é a dos resultados. Para que haja efetividade, os colaboradores devem compreender que o serviço prestado agrega valor para a empresa e às vezes até para a sociedade.
Quem é responsável pela felicidade corporativa?
Não há uma área responsável por garantir os colaboradores felizes. Na verdade, é uma via de mão dupla entre as equipes e o setor de RH, que olha estrategicamente para essas soluções.
Por isso, o ideal é que haja participação de todas as partes para que a felicidade corporativa se torne realidade na sua empresa, principalmente o Recursos Humanos por gerenciar essa estratégia tão importante.
Quais são as vantagens da felicidade corporativa?
Assim como as mais diversas estratégias de engajamento, os resultados de uma ação centrada na felicidade no ambiente de trabalho são colaboradores mais motivados, produtivos e uma melhora nas relações interpessoais.
Além disso, outros benefícios podem ser percebidos como a redução da insegurança no escritório, no turnover e no absenteísmo.
A inclusão de um propósito no dia a dia dos funcionários faz com que eles se dediquem mais às suas funções, gerando mais felicidade e influenciando a produtividade geral.
Agora que você conhece essa estratégia tão útil e importante para a produtividade na sua empresa, que tal colocar na prática no seu dia a dia? Entre em contato com a Viva! Experiências e engaje ainda mais seus colaboradores!