Fala-se muito sobre a experiência do cliente e de como isso faz toda a diferença para as empresas. Mas e a experiência dos colaboradores? O que as marcas andam fazendo para que o Employee Experience seja colocado na prática e quais são os resultados obtidos?
No post de hoje, vamos contar para você o que os gestores, empresários e profissionais de RH precisam saber para implementar um Employee Experience de qualidade na sua empresa!
O que é o Employee Experience?
Customer Experience e Employee Experience partem do mesmo conceito: inspirar pessoas a serem atraídos pela sua marca. Partindo desse princípio, eles se diferem na aplicação e em outras finalidades.
O Employee Experience, ou EX, é ter o colaborador como peça central nas decisões dos Recursos Humanos. Algumas vantagens são muito bem-vindas, como uma política de trabalho flexível, pacote de benefícios e remuneração ou um escritório atrativo, mas o ideal é que os profissionais de RH entendam o que os colaboradores pensam e desejam para sua carreira.
Porém, poucas empresas adotam essa estratégia. Segundo a Social Base, somente 13,4% das corporações afirmam estar dispostas a ter um orçamento voltado a execução de estratégias direcionadas ao público interno. Ações desse tipo são um grande diferencial que torna a sua empresa ainda mais competitiva e preparada para o mercado.
Os benefícios do Employee Experience
Agora que você já sabe o que é o EX, vamos falar sobre as vantagens que essas ações trazem para a sua empresa!
Aumento do engajamento e produtividade
Ao estimular o diálogo e a transparência por meio de ações estratégicas, os colaboradores replicam essas boas práticas e se alinham à política de engajamento proposta.
Oferecendo feedbacks e aprimorando a comunicação, melhoramos os relacionamentos interpessoais e criamos uma proximidade entre as pessoas que compartilham o mesmo ambiente profissional.
Melhoria na qualidade de vida do colaborador
Em um ambiente que proporcione condições físicas e psicológicas favoráveis para o colaborador, vemos um desenvolvimento no trabalho realizado, pois a qualidade de vida desse funcionário permite que ele se empenhe sem se preocupar ou se estressar com outros problemas.
Promoção da marca
Marcas que praticam estratégias de experiência de colaborador costumam ser mais competitivas e atraem os melhores talentos do mercado por meio da promoção dessas ações. É um conceito chamado Employer Branding, que caminha junto com a EX e faz com que o RH se torne uma área estratégica.
Como implementar o Employee Experience
Os benefícios são bem claros e os resultados perceptíveis para os gestores. Mas como começar a adotar essas estratégias? Se perguntarmos para os colaboradores o que eles consideram mais importante em um ambiente de trabalho saudável, cada um vai ter uma resposta diferente, afinal cada um tem sua própria motivação.
O primeiro passo é realizar uma pesquisa dentro da sua empresa e definir os principais pontos de melhora. Além disso, é importante seguir essas três dicas:
Conheça seus colaboradores
Os colaboradores têm sua visão sobre a cultura e a convivência com pessoas dentro da empresa. É essencial para gestores e profissionais de RH que reconheçam essas necessidades e apliquem novas estratégias nessa experiência.
Alinhe Employee Experience com Customer Experience
Muitas corporações não dão a devida atenção para esse passo. Se a sua empresa já oferece serviços personalizados e automatizados aos seus clientes, o mesmo deve ser oferecido para os colaboradores em primeira mão, com o objetivo de fortalecer a cultura organizacional e a identidade da sua marca.
Ofereça um ambiente profissional que valorize as pessoas
Obviamente que a remuneração importa para os colaboradores, mas as pessoas não veem mais isso como o único atrativo para uma vaga. Outros fatores que os empregadores devem levar em conta são autonomia, possibilidade de crescimento pessoal e profissional, plano de carreira e benefícios.
O Employee Experiencie vai muito além de apenas um escritório bonito com áreas de lazer e happy hour na sexta-feira, está inserido na cultura organizacional e deve ser cultivado para que mais pessoas possam se sentir impactadas positivamente por essas ações. Se você gosta de recompensar e motivar seus colaboradores, que tal oferecer experiências totalmente diferenciadas? A Viva! Experiências tem catálogos com as mais diversas atividades e um programa de pontos que vai levar o engajamento da sua equipe nas alturas! Entre em contato conosco e saiba mais!